Conheça a gestão ágil de projetos e sua importância

Hoje vamos falar sobre a gestão ágil de projetos. Indispensável para qualquer empresa, trata-se de uma forma de melhorar a comunicação entre todos os colaboradores.
Dessa forma, os projetos tem melhor execução, o que evita transtornos e prejuízos no futuro. Mas como definimos a gestão ágil de projetos? Quais seus benefícios e como aplicá-la? Saiba todas essas informações a seguir.
O que é a gestão ágil de projetos?
A gestão ágil de projetos é uma derivação da Metodologia Waterfall, também chamada de Cascata. Trata-se de um processo que enxerga o projeto como algo linear. Assim, ele se divide em etapas, cuja execução deve ocorrer em ordem cronológica.
Assim, determinada etapa só pode ser iniciada quando a etapa anterior estiver finalizada. E isso gera um efeito cascata que é benéfico para o projeto alcançar o melhor resultado.
Inspirados na Metodologia Waterfall, em 2001 um grupo de programadores criou o Manifesto Ágil, colocando em prática a gestão ágil de projetos.
Deste modo, a principal característica dessa metodologia é que ela viabiliza entregas constantes das etapas do projeto. Vejamos um exemplo levando em conta um projeto fictício com 5 etapas:
- A etapa 1 é a primeira a ser executada, sendo entregue logo em seguida;
- Apenas depois da entrega da etapa 1, se inicia a etapa 2;
- E esse padrão se repete até chegarmos na etapa 5. Ou seja, haverá entregas ao longo de todo o projeto.
E isso se difere de alguns métodos tradicionais, que contam com apenas 1 entrega, sendo ela ao final do projeto.
Benefícios da gestão ágil de projetos
De maneira geral, a gestão ágil de projetos reduz os procedimentos burocráticos e otimiza a execução do projeto. Além do mais, os colaboradores terão mais liberdade criativa para encontrar soluções específicas para cada etapa. Nesse sentido, veja um panorama geral dos benefícios desse processo:
- Permite que a equipe responda de maneira mais positiva às mudanças;
- Cria um laço mais forte com o cliente, valorizando a colaboração e utilização de uma linguagem mais simplificada;
- Além disso, há menos processos burocráticos;
- É focada nos indivíduos e suas interações, colocando em um nível abaixo os processos e ferramentas.
Nesse último caso, a equipe precisará trabalhar junta para a execução de cada etapa do projeto. Ressaltando que os processos e ferramentas continuam sendo importantes, mas a gestão ágil coloca em foco o fator humano, baseado nas interações.
É importante salientar que nem sempre é possível aplicar a metodologia ágil, depende das características do projeto.
Como aplicar a gestão ágil de projetos
A aplicação desse processo leva em conta os pontos citados no tópico anterior. Ela é focada em 4 valores principais, que são os seguintes:
- Foco nos indivíduos e interações, com a filosofia de que o fator humano é primordial para o funcionamento das ferramentas. Aqui temos outra palavra importante: comunicação;
- Menos entraves burocráticos e mais softwares funcionais, com foco na realização de tarefas dinâmicas. Isto reduz atrasos ou até mesmo paralisações no projeto;
- Relação com o cliente, que pode ser convidado para participar de todas as etapas do projeto. A visão do cliente é muito importante nesse caso e a relação com ele precisa ser transparente;
- Responder bem às mudanças, pois elas sempre surgem e você precisa estar preparado. Muitas vezes será necessário deixar de seguir o plano original…
A gestão ágil de projetos é algo bastante amplo. Aqui mostramos apenas um panorama geral. Mas saiba que ela pode revolucionar os processos da sua empresa. Se você ficou interessado e quer saber mais, entre em contato com a HerJackTech.
Somos especialistas no assunto e nossa equipe está pronta para ajudar você e sua empresa na implementação de uma gestão ágil para seus projetos.