Infraestrutura Urbana: saiba o que é e qual a sua importância

infraestrutura urbana

 A infraestrutura de uma cidade é como a espinha dorsal que a mantém funcionando. Ela engloba serviços importantes que influenciam o cotidiano das pessoas e contribuem para o desenvolvimento da cidade.

Assim, quando uma cidade tem uma boa infraestrutura, as pessoas têm acesso a serviços essenciais e a cidade se torna mais atraente para investidores.

É por isso que entender a importância da infraestrutura é fundamental para todos, tanto para os moradores quanto para os gestores públicos que cuidam da cidade. No conteúdo de hoje, falaremos sobre o que é e qual a importância da infraestrutura urbana. Confira!

O que é infraestrutura urbana?

Imagine uma cidade como um grande quebra-cabeça, onde todas as peças precisam se encaixar para que as coisas funcionem bem. A infraestrutura é o conjunto de todas essas peças que são diferentes sistemas e serviços para tornar uma cidade funcional. Alguns exemplos de infraestrutura urbana, são:

  • Transporte;
  • Abastecimento de água potável;
  • Saneamento básico;
  • Energia elétrica urbana;
  • Comunicação;
  • Coleta de lixo;
  • Espaços públicos de lazer;
  • Serviços de saúde e educação;
  • Segurança pública.

O conjunto de todos esses serviços é o que torna uma cidade funcional e digna para sua população. A seguir, veremos os principais benefícios do investimento em infraestrutura urbana. Continue lendo!

Quais os benefícios de investir em infraestrutura urbana?

Sabendo o que é infraestrutura urbana, fica claro o quanto é importante investir nesses serviços. Afinal, o investimento em uma boa infraestrutura é essencial para o progresso das cidades e o bem-estar da população. Veja, a seguir, os principais benefícios:

  • Qualidade de vida, pois transporte público funcional, sistemas de água e esgoto, parques e espaços públicos bem cuidados, asseguram esse direito;

  • Crescimento econômico, pois uma infraestrutura bem planejada atrai investimentos e empresas para as cidades. Assim, criando maiores oportunidades para geração de empregos e empreendedorismo, gerando riqueza e aumento de receitas;

  • Sistemas de transporte eficazes, que viabilizam o tráfego rápido de pessoas e mercadorias a todos os pontos da cidade. Uma malha de transporte otimizada leva a uma maior segurança, com redução de acidentes e maior qualidade de vida.;

  • Segurança pública, com serviços essenciais, como policiamento, serviços de emergência e iluminação urbana. Tais serviços são cruciais para manter a segurança dos habitantes;

  • Além disso, infraestrutura inclusiva, que facilita a participação de todas as camadas da sociedade, reduzindo desigualdades e promovendo a inclusão social;

  • Cidades com boa infraestrutura estão mais preparadas para enfrentar desastres naturais, como enchentes e terremotos, e lidar com crises, como pandemias;

  • Uma infraestrutura bem cuidada torna as cidades destinos turísticos mais interessantes, aumentando o fluxo de visitantes e a receita com turismo;

  • Cidades com infraestrutura de qualidade são mais atraentes para profissionais qualificados, impulsionando a inovação e o crescimento econômico.

Como você pode ver, são diversos os benefícios que podem ser obtidos com o investimento em infraestrutura urbana. Desde o acesso a serviços essenciais para a população, como o aumento da receita do governo.

Infraestrutura urbana no Brasil: quais são os desafios?

A infraestrutura no Brasil enfrenta diversos desafios que afetam a sua qualidade e desenvolvimento. Um dos principais problemas é a falta de investimento adequado.

Isso porque o país investe pouco mais de 2% do seu Produto Interno Bruto (PIB) em infraestrutura. Esse valor é insuficiente para atender às crescentes necessidades de uma nação em constante crescimento.

Para manter estradas, portos, aeroportos e outros elementos de infraestrutura em boas condições, seria necessário investir pelo menos 4% do PIB, mas isso não tem sido uma realidade.

Devido a dimensão continental de nosso país, bem como diferenças orçamentárias e culturais de cada região, sabemos que investir, padronizar e manter uma boa infraestrutura é um desafio aos gestores públicos. Nesse sentido, hoje contamos com uma infraestrutura deficitária a nível nacional. 

Apenas com um planejamento de longo prazo adequado, para atender aos diversos segmentos produtivos de nosso país e às populações locais, será possível ter uma infraestrutura de qualidade em todo o país.

Vemos que esta é uma pauta atual, levando como exemplo o marco do saneamento básico, aprovado em 2020, que prevê metas para o fornecimento de água potável, tratamento e coleta de esgoto, que são os pilares essenciais de uma boa infraestrutura urbana.

Por fim, acreditamos que políticas públicas como esta promoverão o desenvolvimento e devem ser aplicadas também em outros temas ligados à infraestrutura, como transporte, segurança pública, educação e saúde.

Compartilhe