Eficiência Energética: o que é e quais são os benefícios

eficiência energética

A eficiência energética é uma medida essencial para contribuir com a economia de energia e preservar o meio ambiente. O tema tem recebido cada vez mais atenção devido às consequências do aquecimento global.

Nesse sentido, ela tem sido alvo de diversas pesquisas e elaboração de projetos. Segundo o Atlas da Eficiência Energética 2022, entre os anos de 2013 e 2020, o Brasil investiu cerca de R$2 bilhões de reais em pesquisas e elaboração de projetos na área. 

No conteúdo de hoje, você saberá o que é eficiência energética e quais são os benefícios de sua aplicação. Portanto, se você deseja saber mais sobre o assunto, acompanhe a leitura!

O que é eficiência energética?

Mas afinal, o que é eficiência energética? Bem, esse conceito diz respeito à capacidade de obter o máximo de benefícios e serviços úteis gastando menos energia. Em outras palavras, é fazer mais com menos energia. Para isso, aprimoramos a forma como usamos a energia para que haja menos desperdício.

Como exemplo, podemos considerar os veículos híbridos e os veículos movidos a gasolina. De modo geral, o objetivo de ambos veículos é viabilizar o transporte. No entanto, o veículo movido a gasolina é menos eficiente, pois parte da energia é consumida no motor a combustão, gerando calor.

Já o veículo híbrido utiliza menos combustível para percorrer a mesma distância, pois sua bateria elétrica pode ser carregada enquanto o motor a combustão está funcionando. Desse modo, o veículo híbrido necessita de menos combustível e emite menos poluentes quando comparado com o motor a gasolina.

Com isso, entendemos que quanto mais eficiente for um sistema, aparelho ou processo, menos energia será desperdiçada. Além disso, haverá maior economia de recursos, bem como redução de custos.

Nesse sentido, a eficiência energética é fundamental para reduzir o consumo de energia e, consequentemente, os impactos ambientais.

A importância da eficiência energética

Nos últimos anos temos acompanhado dificuldades globais na geração de energia. Especificamente no Brasil, passamos recentemente por uma crise hídrica que afetou diretamente nossa produção de energia.

Acontecimentos como este são frutos da mudança climática, infraestrutura escassa ou desatualizada, além da dependência de combustíveis fósseis e da segurança da geração de energia, como no caso de termoelétricas e nuclear.

É por esse motivo que o tema de eficiência energética é tão importante e podemos observá-lo no nosso dia-a-dia. Atualmente qualquer produto elétrico que compramos possui um selo de eficiência energética.

Inclusive, em prédios e edifícios comerciais podemos observar o uso de dispositivos que buscam reduzir o consumo de eletricidade, como sensores de movimento e placas de energia solar, por exemplo.

Aplicações desse processo

A eficiência energética pode ser aplicada em muitas áreas, como na construção  de habitações mais eficientes em relação a temperatura e iluminação. Além disso, também é fundamental em setores industriais, onde processos de fabricação mais eficientes podem economizar grandes quantidades de energia.

Assim, a eficiência energética é uma prática inteligente que nos permite atender às nossas necessidades de energia de forma mais econômica e sustentável. Dessa maneira, é possível contribuir para a conservação de recursos e a redução dos impactos ambientais.

Quais são os benefícios da eficiência energética?

Como vimos até aqui, esse processo é uma excelente solução para promover o desenvolvimento sustentável. Assim, a medida consegue reduzir o consumo de energia elétrica e ainda aumentar a qualidade de vida.

A seguir, listamos os principais benefícios que podem ser obtidos ao adotar a eficiência energética:

  • Redução de custos: ao investir em eficiência energética, é possível reduzir o consumo de energia. Dessa maneira, os gastos em contas de luz serão reduzidos, seja em residências ou empresas;
  • Geração de empregos: A eficiência energética gera empregos em setores como construção, manufatura, manutenção, consultoria, energias renováveis, pesquisa e educação. A demanda por serviços relacionados a essa área está em constante crescimento, criando oportunidades de emprego em diversas áreas;
  • Melhor qualidade do ar: equipamentos e sistemas energeticamente eficientes reduzem as emissões de poluentes no ar, o que melhora sua qualidade. Esse impacto é positivo para a saúde pública, reduzindo e amenizando as doenças respiratórias;
  • Inovação tecnológica: no intuito de buscar melhores resultados em termos de eficiência energética, os especialistas exploram diversas soluções. Isso se traduz em pesquisas para melhorar e desenvolver tecnologias mais funcionais;
  • Cumprimento de regulamentações: atualmente, diversos setores exigem o certificado de eficiência energética. Com isso, a tendência é que cada vez mais aumente o número de setores com a exigência, tornando-as ainda mais rígidas.

Atuação da Herjacktech nesse setor

A Herjacktech atua, desde 2013, na área de eficiência energética com foco em projetos habitacionais. A empresa se concentra em criar soluções que tornam as casas mais eficientes em trocas térmicas e iluminação, e consequentemente em termos de consumo elétrico, o que resulta em economia de eletricidade, maior qualidade de vida e conforto para os moradores.

Para alcançar esse objetivo, a Herjacktech realiza estudos e testes específicos, tanto na habitação em si quanto na região em que está localizada. Isso requer profissionais qualificados e uma abordagem metodológica clara para obter certificações energéticas.

Portanto, se você está planejando um projeto habitacional e deseja torná-lo mais eficiente em termos de energia, a Herjacktech tem uma equipe experiente e qualificada para ajudar.

Compartilhe