Entenda o que é o gerenciamento de projetos

gerenciamento de projetos

Hoje iremos explicar sobre gerenciamento de projetos. Afinal de contas, todo projeto tem um objetivo e devemos utilizar as ferramentas possíveis para atingi-lo.

Gerenciamento envolve questões como, por exemplo, a tomada das melhores decisões para o planejamento, execução, controle e encerramento dos processos do projeto. Todas essas etapas em conjunto formam algo mais amplo, chamado de gerenciamento de projetos.

Em suma, o gerenciamento consiste em diversas ações, projeções, metodologias e uso de ferramentas. O objetivo é o sucesso de determinado projeto. 

Atualmente, existem várias maneiras de se colocar em prática o gerenciamento de projetos. Podemos dividir em dois grupos com base na metodologia aplicada: preditiva e ágil.

Eles possuem algo em comum: prezam pelo perfeito andamento/execução do projeto para atingir os objetivos planejados. Por isso, no artigo de hoje vamos explorar esse assunto. Após essa introdução sobre o que é gerenciamento de projetos, passaremos para a sua importância e como colocar em prática.

A importância de um bom gerenciamento de projetos

No início desse artigo citamos as metodologias preditiva e ágil. Entendê-las é fundamental para compreendermos a importância delas no gerenciamento de projetos:

  • Preditiva: é a metodologia mais tradicional, pois estabelece todos os pontos do planejamento antes de sua execução. Ou seja, tem seu foco no planejamento e documentação das atividades;
  • Ágil: podemos dizer que nessa metodologia o planejamento é mais flexível e acontece durante todas as etapas do projeto. Foca mais nos processos interpessoais, priorizando a agilidade.

Agora, com esses dois conceitos em mente, é possível estabelecer os principais benefícios do gerenciamento de projetos:

  • Garante a melhor utilização e aproveitamento dos recursos, de acordo com o que foi projetado inicialmente;
  • Também controla a eficiência desses recursos, evitando desperdícios e contribuindo para a entrega do projeto no prazo estipulado;
  • Promove uma melhor comunicação entre todos os envolvidos no projeto, o que garante alcançar os objetivos propostos;
  • Mapeia todos os riscos envolvidos no projeto, permitindo assim, evitar que ocorram ou minimizar seus impactos;
  • Promove o aprendizado e aperfeiçoamento dos processos, beneficiando todos os envolvidos no projeto e o segmento no qual está inserido;
  • Contribui para uma cultura flexível nas empresas, preparando-as para as mudanças (que são inevitáveis);
  • Por fim, contribui para um padrão de qualidade no resultado final do produto ou serviço envolvido no projeto. 

Dicas para o gerenciamento de múltiplos projetos

O gerenciamento de múltiplos projetos envolve a execução de vários projetos ao mesmo tempo. É uma situação comum e provavelmente você já deve ter se deparado com ela. Bom, diante disso, agora vamos dar algumas dicas para gerenciar mais de um projeto ao mesmo tempo. Veja as principais::

  • Priorize o gerenciamento de todos os projetos em um mesmo ambiente integrado, organizado e em completa harmonia; 
  • Defina as metas, responsabilidade de cada um e expectativas antes do início da execução dos projetos;
  • Priorize os projetos, para saber em quais você necessitará aplicar mais recursos;
  • Invista na capacitação e desenvolvimento de todos os colaboradores, universalizando o nível de conhecimento e promovendo a integração entre as áreas, facilitando que as equipes se comuniquem bem e entendam sobre o serviço das demais áreas;
  • Estabeleça uma boa comunicação com todos os envolvidos com o projeto, comunicando as expectativas com clareza;
  • Equilibre a carga de trabalho dos colaboradores, dando muita atenção aos cronogramas de cada um;
  • Tenha atitudes agregadoras, visando uma maior produtividade da equipe de forma saudável e equilibrada. 

Essas são apenas algumas dicas básicas que envolvem o gerenciamento de múltiplos projetos. Se você ficou interessado no assunto ou está precisando colocar em prática o gerenciamento de projetos, entre em contato com a equipe da Herjacktech!

Somos uma empresa especializada em gerenciamento de projetos. Prestamos uma consultoria completa, visando a excelente execução de todos os projetos da sua empresa. Converse conosco hoje mesmo e veja como podemos te ajudar. 

Compartilhe