O que faz o gestor de projetos?

gestor de projetos

Hoje em dia a função do gestor de projetos se faz cada vez mais necessária nas mais diversas situações. Por exemplo, imagine um projeto de engenharia concluído. Agora pense em todas as etapas que foram necessárias para a sua conclusão. 

Complexo, não é mesmo? Em todo tipo de projeto, organização e planejamento são dois pilares essenciais. Caso contrário, teremos um emaranhado de coisas juntas e misturadas. Como consequência, elas vão atrapalhar o andamento do projeto e influenciar de forma negativa no resultado final. 

Por isso, hoje queremos falar um pouco sobre o que faz o gestor de projetos. Afinal de contas, muitas vezes a sua importância não é valorizada da forma que merece. Mas saiba que ele será um dos responsáveis pelo sucesso do projeto! Então, continue a leitura e veja o que esse profissional realmente faz. 

Importância do gestor de projetos

Em linhas gerais, falamos que um projeto precisa ter planejamento, execução e conclusão. E todos esses processos precisam ser executados de forma bem sucedida. Qualquer falha em um deles acarretará em um comprometimento do projeto como um todo. 

É aqui que entra o gestor de projetos. Ele será o responsável por todos os processos que visam o sucesso do projeto. Mas como esse especialista fará isso? De forma geral, sua função é gerir da melhor forma possível as etapas do projeto. 

Isso significa que as suas atribuições envolvem, por exemplo, o acompanhamento e monitoramento das ações durante a execução. Dessa forma, quando identificar alguma coisa errada ou que não esteja dentro dos conformes, ele deverá agir. Nesse caso, fará o que chamamos de “alterações de rota”.

O gestor de projetos também fica responsável por gerenciar todos os recursos envolvidos nos projetos, sejam materiais ou humanos. O objetivo, nesse caso, é otimizar o uso desses recursos. 

Mas claro que, toda alteração de rota ou demais mudanças devem ser comunicadas a todos os envolvidos no projeto. Assim, o profissional dessa área precisa ser, acima de tudo, um líder! As pessoas precisam compreender, entender e comprar a ideia proposta pelo gestor de projetos.

Por exemplo, ele pode propor mudanças na execução de uma determinada etapa do projeto. Assim, as pessoas precisam confiar nele, pensando: “ele sabe o que está fazendo e essa mudança será para melhor”. 

Qualidades básicas do gestor de projetos

Um gestor de projetos precisa ter algumas qualidades básicas. De forma resumida, elas são:

  • Liderança: um líder nato sabe se comunicar com todos à sua volta. Ele sabe motivar e fazer a equipe “comprar a ideia” do projeto. Isso envolve a utilização de técnicas inteligentes de negociação e comunicação como um todo;
  • Gestão: o gestor de projetos vai gerir várias questões, incluindo recursos, tempo, custos e qualidade. Tudo isso precisa estar em sintonia e em perfeito equilíbrio, fazendo da missão deste profissional de suma importância;
  • Ética: tudo o que falamos até aqui será em vão se o profissional não exercer suas atividades com ética. Todas as decisões precisam ser fundamentadas nesse pilar;
  • Conhecimentos técnicos: conhecimento aprofundado do projeto e de sua parte técnica também é essencial para um gestor de projetos. Além de, claro, conhecimento das principais metodologias e ferramentas de gerenciamento. Com base nessa união entre parte técnica e a parte “humana” do processo, o profissional poderá formar um pensamento estratégico para que o projeto alcance os objetivos propostos. 

Então, essas são apenas algumas considerações sobre o que faz um gestor de projetos. Lembrando que, se você precisar de uma consultoria ou até mesmo de um gerenciamento completo para seu projeto, converse com a equipe de especialistas da Herjacktech! 

Compartilhe