Avaliação de riscos em projetos: principais informações do processo

avaliação de riscos em projetos

A avaliação de riscos em projetos é um processo fundamental em empresas dos mais variados setores da sociedade. Ele consiste em uma análise minuciosa dos riscos que envolvem o projeto, assim como o gerenciamento deles. 

Dessa forma, é possível garantir que a empresa siga o cronograma, sem atrasos ou percalços no caminho. Além do benefício financeiro, evitando prejuízos com falhas que poderiam ser previstas, há também outras questões relevantes.

Uma das principais diz respeito à segurança que uma eficiente avaliação de riscos em projetos proporciona. Assim, hoje vamos falar mais sobre esse assunto.

Veja como é feita a avaliação qualitativa e a avaliação quantitativa de riscos e como sua empresa pode se beneficiar com isso. 

O que é a avaliação de riscos em projetos?

Primeiramente precisamos entender o conceito de “risco” em projetos. Nesse caso, significa o efeito gerado pela incerteza. Ou seja, impacto originado por ela. Ele pode ser negativo ou positivo. Cabe destacar esse ponto, pois geralmente relacionamos os riscos a algo ruim, mas nem sempre é assim. 

Assim, a avaliação de riscos em projetos consiste na utilização de ferramentas e métodos para diminuir ou eliminar os riscos negativos e maximizar os riscos positivos, que tendem a contribuir com o projeto. 

Com isso, podemos concluir que a gestão de riscos em projetos determina o sucesso ou fracasso do empreendimento. Mas, na prática, quais os benefícios de uma avaliação de riscos? Veja:

  • Esse gerenciamento analisa de forma geral se a execução do projeto é viável;
  • Esse processo visa minimizar ou eliminar totalmente os riscos negativos;
  • Por outro lado, busca-se explorar os riscos positivos, que podem ser chamados aqui de oportunidades;
  • Essa análise ainda prevê a elaboração de um plano para lidar com os impactos causados pelos riscos negativos;
  • Por fim, a avaliação de riscos consegue calcular os custos totais do projeto. Isso levando em conta os possíveis impactos causados pelos efeitos dos riscos negativos. 

Como avaliar e lidar com os riscos em projetos

Agora que você viu o que é e as vantagens da avaliação de riscos em projetos, vamos ver como lidar com eles. A dinâmica desse processo segue uma espécie de “roteiro”, que envolve:

  • Utilizar ferramentas para identificar e mapear os riscos de um projeto;
  • Documentar esses riscos, levando em conta fatores como projetos anteriores, experiência da equipe, avaliações de especialistas e dados sobre projetos semelhantes;
  • Mapear o maior número possível de riscos, ordená-los em uma lista e organizá-los de forma que sejam compreensíveis. E claro, facilmente acessados por todos os envolvidos no projeto.

É importante também que a lista dos riscos seja constantemente atualizada conforme o projeto avance de etapas. Assim, sua gestão e análise é um processo contínuo, cuja execução precisa se dá durante todas as fases de um empreendimento. 

Diante disso, destacamos ainda a análise qualitativa e a quantitativa de riscos. Na primeira, temos um panorama geral deles. Ela consiste em identificar riscos e ordená-los por ordem de probabilidade. Assim, alguns riscos constarão como prioridade e merecem mais atenção do que outros. 

Já a análise quantitativa converte os riscos em valores, permitindo comparação entre projetos e ainda ser representada em escalas gráficas, por exemplo. Assim, possibilita calcular o prejuízo ou ganho financeiro caso determinado risco aconteça. 

Considerações finais

Bom, essas são as principais considerações sobre a avaliação de riscos em projetos. O mais importante é contar com uma empresa especializada no assunto na hora de fazer a gestão de riscos de um projeto ou empreendimento. 

Nesse sentido, a HerJackTech pode te ajudar! Oferecemos o que há de mais moderno e eficiente quando o assunto é análise e gestão de riscos. Entre em contato com nossa equipe especializada e saiba mais. 

Compartilhe